Saúde do homem: conheça o pré-natal do parceiro
O Novembro Azul, campanha que acontece anualmente durante o mês referido, é marcado pelo combate ao câncer de próstata. O tumor maligno mata, por dia, 42 homens e cerca de três milhões vivem com a doença, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Para se ter uma ideia da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, esta é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Apenas em 2022 são estimados 68.220 novos casos no país.
Por causa da campanha realizada neste mês de novembro, o Grupo Caberj destaca a importância de o homem cuidar não só da questão do câncer de próstata, mas da sua saúde como um todo. Principalmente no que tange ao período gestacional, um momento marcado por inúmeras transformações.
Mudanças também no homem
Engana-se quem pensa que essas mudanças ocorrem somente no campo biológico da mulher. Elas também acontecem no campo social, afetivo e familiar. A decisão de ter um filho, quando se trata de comum acordo, pode ser encarada como um momento para o cuidado em saúde do casal. Daí vem a expressão ‘pré-natal do parceiro’.
O parceiro deve ser consultado por um médico generalista, que fará um exame físico e solicitará exames laboratoriais, além de testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), colaborando para a formação de uma família saudável.
Assim como no caso das gestantes, o pré-natal completo do pai também deve contemplar a saúde bucal. O cirurgião-dentista é o profissional que vai realizar um exame minucioso da cavidade bucal desse parceiro, identificando possíveis focos de infecções e doenças bucais, como cáries dentárias e doenças das gengivas.
“Uma boca saudável, livre de infecções, traz benefícios para todo o corpo ”, salienta Sueli Cavalcanti, dentista do Grupo Caberj, que complementa: “assim, o papai vai poder beijar, curtir e dividir a responsabilidade de criar seu bebê e também demonstrar todo o amor em forma de cuidado ”.