Câncer de Próstata: como se prevenir contra o tumor maligno mais comum entre os homens?
A campanha Novembro Azul é muito importante para ajudar na prevenção e no combate ao câncer de próstata, o tipo de tumor maligno mais comum entre os homens. Realizado anualmente, o evento joga luz a uma questão muito inerente a pessoas do sexo masculino, que, até hoje, evitam fazer o exame de toque retal por puro preconceito, constrangimento e desconhecimento.
No entanto, o câncer de próstata precisa ser combatido desde o seu início. Quanto mais cedo se diagnosticar a doença, melhor. Até porque ela é a causadora da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da enfermidade.
Segundo o Dr. Bernardo Geoffroy, urologista do Grupo Caberj, “o câncer de próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais e, na presença deles, o risco de uma doença já avançada é de 95% ”. O médico aponta ainda para a importância da realização frequente de exames: “As chances de cura quando o diagnóstico é feito precocemente chegam a 90%. Por isso, a visita regular ao médico e o diagnóstico precoce são fundamentais. Infelizmente cerca de 20% dos pacientes apresentam doença em estágios avançados na hora do diagnóstico, o que impossibilita o tratamento mais eficaz ”.
Como é o tratamento contra o câncer de próstata?
O rastreamento e a detecção do câncer de próstata são feitos por meio de exame de sangue (PSA), do toque retal e da biópsia da próstata – quando indicada. Para o Dr. Bernardo Geoffroy, o tratamento depende da idade, das comorbidades associadas e do desejo do próprio paciente.
“Pode-se indicar tratamento com radioterapia, acompanhamento com exames regulares para avaliar a evolução da doença e cirurgia. A cirurgia habitualmente é realizada de forma menos invasiva, por videolaparoscopia ou com assistência de um robô. Essa última técnica consiste basicamente em uma cirurgia por acesso laparoscópico [pequenos orifícios por onde são introduzidas a câmera e pinças cirúrgicas] em que os movimentos dos instrumentos são realizados por braços robóticos, comandados pelo cirurgião”, comenta o médico.
Dicas de prevenção contra o câncer de próstata
A melhor dica para se prevenir contra o câncer de próstata é fazer o diagnóstico precoce. Por isso, é importante fazer o rastreio a partir dos 50 anos na população geral e dos 45 anos para a população negra ou com histórico familiar. Além disso, é de extrema relevância consultar um urologista pelo menos uma vez ao ano.
“É importante saber que o paciente que tem familiar de primeiro grau [pai ou irmão] que já teve a doença, apresenta um risco de duas a quatro vezes maior que a população geral. Além disso, as chances aumentam de seis a oito vezes quando são dois familiares de primeiro grau. Obesidade, tabagismo, etilismo, dieta rica em gorduras e idade avançada são outros fatores de risco bem definidos para desenvolver a doença ”, explica o urologista do Grupo Caberj, que ainda faz o alerta: “O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum na população masculina e o segundo em mortalidade ”.