Dezembro Laranja: os cuidados com a pele para evitar o câncer

No mês de dezembro é celebrada a campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014 para conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele. A doença responde por 33% dos casos de tumor maligno no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, são cerca de 185 mil novos registros da enfermidade no país.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, que formam camadas e, conforme vão sendo afetadas, são definidos os diferentes tipos da doença. Os três tipos mais comuns são o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma.

Diferentes tipos de câncer de pele

Dermatologista do Grupo Caberj, Dra. Ana Luiza Rezende explica que “o carcinoma basocelular e espinocelular são lesões elevadas que não cicatrizam. As pessoas, às vezes, acham até que é uma espinha. Elas não desaparecem. Já o melanoma é uma lesão enegrecida ”.

Há também o câncer da pele não melanoma, cuja letalidade é baixa, mas o número de casos é bastante alto. Segundo a médica, “o não melanoma é uma ferida que não cicatriza, enquanto o melanoma é uma lesão escura, nova ou uma lesão antiga que está se transformando ou aumentando de tamanho, na maioria das vezes, pigmentadas ”.

Dra. Ana Luiza Rezende, Dermatologista do Grupo Caberj

Cuidados com o sol

A Dra. Ana Luiza Rezende chama a atenção para o maior fator de risco do câncer de pele: o sol. De acordo com a médica do Grupo Caberj, ele “danifica o DNA estrutural da pele e modifica como ela deve se reparar ”. A dermatologista destaca ainda que “fototipos claros, que têm pouca melanina, e se expor muito ao sol são os principais riscos de câncer de pele. E não usa o filtro solar, por consequência ”.

A médica recomenda que o melhor horário para pegar sol é antes das 9h e depois das 16h. “Mas isso não é uma regra, porque, por exemplo, no verão, 9h já está muito quente, então precisaria colocar o horário um pouco mais cedo. Para o inverno, esse horário está satisfatório. Mas nada como o bom senso. ”, completa.