Mitos e verdades sobre o câncer de pele

O Dezembro Laranja é celebrado anualmente para lembrar a importância do combate ao câncer de pele, o tumor maligno mais comum entre os brasileiros. Para prevenir contra a doença, o Grupo Caberj respondeu alguns questionamentos que acometem muitos pacientes. Vamos descobrir o que é exatamente mito ou verdade sobre a enfermidade?

- Dias nublados ou chuvosos não causam câncer de pele

Mito. Segundo a Dra. Ana Luiza Rezende, dermatologista do Grupo Caberj, mesmo com o tempo fechado, é preciso ter cuidado com a doença. “Porque a radiação também existe e é ela quem vai penetrar na atmosfera e causar risco de câncer de pele ”.

- Melhor horário para pegar sol é no início da manhã e no final da tarde

Verdade. O ideal é pegar sol antes das 9h e depois das 16h. Mas é preciso ter atenção ao verão, que, às 9h, já costuma estar muito quente. Portanto, recomenda-se sair à rua ou ir à praia antes desse horário.

- Protetor solar com fator alto não faz diferença

Mito. Segundo a dermatologista do Grupo Caberj, faz diferença sim. “Pessoas muito claras devem utilizar fatores mais altos, enquanto aquelas com fototipos mais escuros podem usar filtro com FPS menor ”, afirmou a médica.

- Pessoas de pele negra não precisam de protetor solar

Mito. “Qualquer fototipo precisa. Só que os fototipos mais claros, mais baixos, precisam de um filtro solar mais potente. E as pessoas mais escuras necessitam de um filtro solar um pouco mais fraco, mas precisam ”, explica a médica.

- Espalhar o filtro solar é mais eficaz

Mito. Para a Dra. Ana Luiza, “existe uma regra sobre a quantidade de filtro solar que deve ser usada em cada parte do corpo. E a quantidade é generosa. Por exemplo: o filtro solar branco, quando passado no rosto, deveria ficar branco e não transparente, como a gente costuma fazer. Então, quando espalhamos muito o filtro solar, a eficácia dele acaba se perdendo. Por exemplo: um filtro solar de 30 bem espalhado vai ficar com FPS 15. Um fator 50 bem espalhado vai ficar mais ou menos de 25.